MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
O QUE É?
A musicalização é um processo de aprendizagem que envolve contato com os sons, a percepção rítmica, melódica e harmônica. Portanto, a musicalização infantil é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, através de um conjunto de atividades que visam à sensibilização e que buscam ampliar os conhecimentos musicais da criança, de forma bastante intuitiva, inclusive com sua participação criadora.
JUSTIFICATIVA
Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCN, 1998), o contado com a expressão musical desde os primeiros anos de vida é o ponto de partida para o processo de musicalização. Proporcionar vivências com as quais a criança possa ouvir, cantar, brincar de roda, brinquedos rítmicos, são atividades que estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, que é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima, autoconhecimento e integração social. Portanto, a educação através da arte proporciona a criança a descoberta das linguagens sensitivas e do seu próprio potencial criativo, tornando-a mais capaz de criar, inventar e reinventar o mundo que a circunda.
Segundo Vygotsky (1979) a imaginação em ação ou o brincar é que permitem à criança ir além da percepção afetivo-motora para criar a representação do mundo. Assim, as diferentes situações contidas nas brincadeiras que envolvam música fazem a criança crescer através da procura de soluções e de alternativas. O desempenho psicomotor da criança enquanto brinca alcança níveis que só mesmo com a motivação ela consegue. Ao mesmo tempo favorece a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação. Como consequência a criança fica mais calma relaxada e aprende a pensar, estimulando sua inteligência.
A linguagem musical é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de interação social.
Referências:
BRASIL, Ministério da Educação e o Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, vol.3, 1998.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Lisboa Antídoto, 1979.
OBJETIVO GERAL
Tornar a criança sensitiva em aspectos de percepção de sons, ritmos, melodias e harmonias, através de metodologias lúdicas e participativas. Essas atividades podem ser desde o desenvolvimento do canto em grupo, brincadeiras que realizem movimentos em ritmo a realização de um som de conjunto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolvimento e aperfeiçoamento da:
- Socialização;
- Inteligência;
- Capacidade Inventiva;
- Expressividade;
- Coordenação Motora;
- Percepção Sonora;
- Percepção Espacial.
FORMATO DAS AULAS
-
Aulas de 60 minutos.
-
Aulas individuais.
-
Aulas em duplas por idade e marcos de desenvolvimento.
Obs.: Os pais poderão ficar com as crianças para acompanhar seu período de adaptação.
ESTRUTURA E MATERIAIS
-
Sala exclusiva para crianças com decoração infantil
-
Cobertura macia, impermeável e antiderrapante no chão da sala
-
Aparelho de som
-
Instrumentos de percussão
-
Teclado
-
Instrumentos de cordas
-
Brinquedos musicais
-
Materiais para desenho
-
Bateria eletrônica



